Skinpress Rss

terça-feira, 31 de julho de 2012

BookCrossing

0

De acordo com o Urban Dictionary, BookCrossing é o ato de deixar um livro em um local público para que possa ser lido por outras pessoas.

O projeto surgiu nos EUA e tem como objetivo transformar o mundo todo em uma biblioteca, democratizar a leitura. Disseminando a cultura por todo lugar.
É possível encontrar livros em lugares inesperados como: cafés, transportes públicos, pontos de ônibus e bancos de jardim.

O projeto já funciona no Brasil, e segundo o site bookcrossing é só se registrar no site e registrar a obra e assim a pessoa que disponibilizou a obra terá que informar o local onde a colocará como também poderá acompanhar por onde o livro "tem andado". Atualmente existem 19 pontos oficiais de BookCrossing em todo o Brasil, leia lista. Infelizmente no Rio de Janeiro só tem um ponto que é no Lunático Café e Leitura que fica no bairro Jardim Botânico na Rua Visconde de Carandaí, 06.

Veja algumas imagens da internet:


domingo, 29 de julho de 2012

Praça Garota de Ipanema

0

Praça Garota de Ipanema, também conhecida como Praça do Arpoador ou Parque Garota de Ipanema. Teve o nome assim batizado devido à famosa música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Localiza-se na Praia do Arpoador (onde é lindo ver o pôr do sol e ótimo para surfar) entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema, em frente àquela pedra enorme chamada Pedra do Arpoador.
A entrada é gratuita e o parque fica aberto das 6h às 19h.

Em 1994, o Parque Garota de Ipanema passou a integrar a Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, na qual apenas são permitidas atividades que não afetem o ecossistema local.

Bom, nessa praça se encontram quadra de jogos, playground, pistas de skate, rinque de patinação e a ciclovia Marechal Rondon que cruza o parque e vai até o Forte de Copacabana, que por sinal tem um preço bem acessível.

Muitos artistas fazem shows populares na praça e as paredes estão cheias de grafite feitos por grafiteiros profissionais.
O mais interessante é a escultura feita pelo artista pernanbucano Romero Britto, conhecido mundialmente por fazer esculturas e pinturas em vários países. Ele usa pastilhas vítreas feitas por uma empresa brasileira e tem um estilo de Pop Art (um estilo que começou na década de 50) que deixa suas obras sempre alegres e coloridas. 

Veja abaixo algumas fotos que tirei da escultura na praça, já havia ido lá, porém não havia tirado fotos. Dessa vez eu não resisti.

Escultura: Garota de Ipanema - Romero Britto

Vista na saída da praça

Morro Dois Irmãos ao fundo


Exposição: Espacial - Franklin Cassaro

0

Olá, nessa sexta eu resolvi ir com uma amiga da faculdade a uma exposição que está tendo de Franklin Cassaro que eu tinha visto na internet no site da Casa de Cultura Laura Alvim (local onde está tendo a exposição). Fica na Av. Vieira Souto, 176, Ipanema. Bem pertinho da praia.

A exposição é quase toda feita de papel alumínio sem o uso de colas (com exceção dos infláveis) e sem lançar mão de cabos, armações de arames ou de bases fixas.

Vale a pena dar uma olhada nessa exposição, até porque a entrada é gratuita e você pode depois tomar um cafezinho, ir ao teatro, no cinema, na livraria minibook store, no museu (no momento em obras), que ficam ali dentro mesmo.

Vou deixar aqui algumas fotos:



























terça-feira, 24 de julho de 2012

O Crânio humano

0



Eu tenho notado muito a moda do uso de caveirinhas e gosto bastante, mas canso de ouvir de muitas pessoas que é "do mal" e quando eu vou comprar algo, os vendedores olham para minha cara como se eu fosse uma bruxa ou alguém que vai fazer magia negra.

Na bíblia encontramos o crânio humano relacionado ao lugar onde Cristo morreu (Gólgota ou calvário, que era o lugar do crânio).

O crânio significa nada menos do que a morte e a transitoriedade da vida terrena, segundo o livro A linguagem dos símbolos de David Fontana, ed. Publifolha. A morte para mim, é algo mais do que comum, encarado com naturalidade. Todos vamos morrer, e quando usamos um acessório ou roupa com um crânio estampado, não significa que adoramos a morte e queremos matar as pessoas, e sim que é algo natural. A caveira significa perigo, e até aí, nada de mais.

Não acho que devemos nos preocupar muito com essas simbologias, porém acho interessante conhece-las. Agora, procurem ler e entender antes de julgar. Há muitas matérias na internet sobre simbologias, porém, muito mentirosas. Leia esse livro que falei anteriormente, eu comprei e gostei muito. Tem também da editora Madras, que é mais barato e é do mesmo autor.